Verruga genital - Como tratar?

As verrugas genitais são causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Já conhecemos mais de 100 tipos desse vírus, sendo que diferem com relação à frequência em que ocorrem, à agressividade, ao local, ao risco para causar cânceres etc.⁣

Desde 2014, o Brasil começou a distribuir as vacinas contra HPV, entre duas ou três doses. A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações recomendam a vacinação de meninas e mulheres de 9 a 45 anos e meninos de 9 a 26 anos. Com prescrição médica, homens e mulheres, além das faixas acima, também podem receber a vacina.⁣

No nosso país estão disponíveis duas vacinas: a bivalente (contra os HPV 16 e 18) e a quadrivalente (contra os HPV 6,11,16 e 18). Sendo que o 6 e 11 são os mais comumente relacionados com as verrugas simples. Já o 16 e 18 são os mais relacionados com potencial de agressividade e câncer, particularmente o câncer de colo uterino na mulher.⁣

Vamos então ao assunto principal do post. Como tratar as verrugas genitais no homem?⁣