A cor da sua urina está normal? Leia o post e descubra!

Neste post, vocês vai encontrar um infográfico com diferentes colorações de urina e suas possíveis causa.

Ao longo do dia e em diferentes situações, nossa urina acaba mudando frequentemente o seu aspecto. Um dos principais fatores que se associa com essa mudança de tonalidade é a ingestão de água! Assim, quanto menos água você bebe ao longo do dia, maior a tendência de escurecer a cor da sua urina!

Esse é um importante parâmetro para que você mesmo possa perceber se está bebendo quantidade suficiente de líquidos!

É de conhecimento amplo também que alguns alimentos podem mudar a cor da urina. O exemplo mais conhecido é o da beterraba! Algumas pessoas tem uma tendência maior que outras a apresentar essas mudanças e isso, por si só, não representa nenhum problema!

Outro ponto também é que alguns medicamentos podem mudar o aspecto, como alguns analgésicos, anti-inflamatórios, antidepressivos ou quimioterápicos. Se você iniciou um medicamento recentemente e notou uma mudança mais perceptível na cor da urina, questione o seu médico!

Por fim, tem alguns cenários que devem chamar a atenção!

- Urina com coloração escura e pele e olhos de aspecto amarelado, pode significar problemas no fígado, sendo uma condição conhecida como icterícia.

- Urina azulada ou esverdeada, com sintomas de queda do estado geral, dor ou febre podem estar relacionados a infecções urinárias mais graves.

- Urina sanguinolenta, avermelhada, precisa de uma investigação, pois pode estar associada a cálculos urinários, infecções urinárias ou mesmo cânceres do trato urinário!

Gostou do post? Curta e compartilhe com seus amigos e familiares!

Qualquer dúvida, estamos à disposição para auxiliá-lo! Comente abaixo!

Responsável técnico:

Dr. Thiago Camelo Mourão