10 razões para procurar um urologista

1. Homens ou mulheres com aparecimento de sangramento visível na urina (Atenção!)

Em jovens, sangramentos na urina podem estar relacionados com infecções, cálculos urinários, mas também podem necessitar de investigações mais aprofundadas!

2. Homens ou mulheres com histórico na família de dois ou mais parentes próximos com algum câncer urológico (particularmente, próstata, rim ou bexiga)

3. Homens ou mulheres com perda involuntária de urina de modo persistente.

Nessas situações, exames complementares podem ser solicitados após uma avaliação inicial para definir se será necessário um tratamento medicamentoso ou cirurgico.

4. Jovens com dúvidas sobre vacinação contra HPV, seja porque ainda nao iniciaram sua vida sexual, seja por ja ter tido algum tipo de lesão genital.

5. Homens que desejam realizar Vasectomia.

A legislação atual permite a realização da vasectomia em maiores de 25 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.

6. Homens que desejam orientação sobre prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de próstata, rim, bexiga, testiculo ou penis.

7. Pessoas com diagnóstico de mal-formações do trato urinário, sejam sintomáticas ou nao, como dilatações, duplicidade ou estreitamentos das vias urinarias.

8. Homens ou mulheres com sensação persistente de dificuldade para urinar, seja por notar o jato mais fino, esforço para urinar ou necessidade de acordar muitas vezes à noite para urinar.

9. Homens que, com o envelhecimento, notaram diminuição do desejo sexual (libido) ou dificuldade de ereção.

Com o envelhecimento, alguns podem ter uma diminuição da produção do hormônio sexual masculino - a testosterona. A chamada andropausa pode levar a diminuição do libido, entre outras queixas.

10. Pessoas com achados de cálculos em qualquer lugar do trato urinário, seja sintomático ou nao, para buscar orientação e avaliar necessidade de tratamento.

_____