top of page
Icon.png

 

 

 

 

 

 

 

O Ultrassom focalizado de alta intensidade (do inglês: High-Intensity focused ultrasound) é um método de tratamento, iniciado na Europa no final década de 90, que já está na sua terceira geração. O método destrói as células cancerígenas causando por meio do aquecimento focalizado de cerca de 90ºC. Atualmente, já está disponível em alguns hospitais em São Paulo.

 

Pode ser utilizado nas modalidades de tratamento primário, em casos bem selecionados, além de tratamento de resgate pós-radioterapia ou resgate após HiFu inicial.

 

É muito importante conversar bem com seu médico, pois essa modalidade só é adequada para apenas alguns casos selecionados de câncer de próstata.

 

As principais vantagens são: método minimamente invasivo, sem os riscos inerentes ao de um tratamento cirúrgico; possibilidade de retratamento do método em caso de recidiva; possibilidade de tratamento focal (apenas uma parte da próstata) em casos selecionados.

A internação geralmente é de até um dia e o paciente necessita permanecer com uma sonda uretral por cerca de uma semana. Alguns casos precisam da realização de RTU ( "raspagem") da próstata, logo antes do procedimento.

O acompanhamento é realizado principalmente por exames de sangue (dosagem de PSA), além de exames de imagem.

 

 

High-Intensity Focused Ultrasound

bottom of page