top of page
Icon.png

Endourologia

A Endourologia é a área de atuação que lida com a realização de procedimentos no interior das vias urinárias. A tecnologia possibilitou uma miniaturização cada vez maior dos aparelhos e instrumentos, além de óticas bastante finas, que permitem uma boa visualização do trato urinário. A principal causa de indicação de procedimentos endourológicos são os cálculos urinários (pedra nos rins, ureteres ou bexiga). A litíase urinária é uma das causas mais comuns de consulta a um urologista ou necessidade de ida a um pronto-atendimento. Apesar de uma discreta prevalência maior em homens, ambos os sexos são acometidos. Alguns fatores que contribuem para o aumento da formação de pedras são: clima quente e seco, baixa ingesta de líquidos, obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes, profissionais que se expõem a altas temperaturas, alimentação com alto teor de sódio (sal), bem como relação com alguns fatores hereditários.

 

Por que os cálculos urinários se formam? -  Os cálculos urinários se formam, em geral, em uma urina com uma alta concentração de determinados sais (principalmente, oxalato de cálcio, fosfato de cálcio, ácido úrico urinário, etc), que se agrupam, precipitam e cristalizam, formando essas pedras. Junto a isso, é comum que ocorra também a diminuição de algumas substâncias que combatem a formação de cálculos (como o citrato). Esses cálculos quando formados e a pessoa tenha predisposição, acabam por crescer de tamanho e, às vezes, podem ficar presos em alguma parte do trajeto da via urinária.

 

Nem todos os cálculos necessitam de tratamento cirúrgico. Por isso, é fundamental uma avaliação completa pelo seu urologista para definir a melhor estratégia de tratamento. Cálculos grandes (acima de 1cm) ou que estejam impactados na via urinária, gerando dor persistente, infecções ou mesmo dilatação renal, invariavelmente, acabarão necessitando de um procedimento. Os principais procedimentos urológicas são: ureterolitotripsia (para pedras no ureter), nefrolitotripsia (para pedras nos rins ou na transição do rim para o ureter, cistolitotripsia (para pedras na bexiga). O mecanismo de fragmentação, na maioria das vezes, é o uso de laser. Para quem já necessitou fazer algum desses procedimentos, ou conhece alguém que os fez, muitas vezes necessitamos realizar a colocação de um cateter chamado Cateter Duplo J. Ele tem esse nome por lembrar o formato da letra “J”em cada uma de suas extremidades. Sua função é possibilitar uma boa cicatrização da região operada, deixando a via urinária desobstruída. Sua permanência vai de alguns dias a alguma semanas, dependendo da cirurgia e da complexidade do caso.

 

A área da endourologia não lida somente com pedras, mas avançou também em outras áreas, como o diagnóstico de tumores do interior da via urinária, procedimentos para hiperplasia prostática benigna, algumas malformações das vias urinárias (como refluxo vésico-ureteral ou estreitamentos), entre outras.

bottom of page